10 dicas para passar pela crise

10 dicas para passar pela crise

O momento econômico do país não é dos melhores. Porém, apesar de não ser possível passar incólume, algumas atitudes podem reduzir bastante o impacto negativo da crise na sua empresa. Confira abaixo:


1) Fique de olho nas notícias. Estar bem informado é essencial para ver a evolução desse processo e saber avaliar o que mudou.


2) Fique de olho no seu mercado. Acompanhar o desempenho dos concorrentes e do setor em si também é importante para não ficar para trás.


3) Aflore a criatividade. Esse é o momento onde as ideias fora da caixa podem fazer a diferença. Estimule sua equipe a achar soluções, sem descuidar do retorno sobre investimento.


4) Busque descontos. Fornecedores podem oferecer pacotes com mais serviços e manter o preço ou reduzir serviços para o básico. Mas fique atento, pois seu cliente fará o mesmo.


5) Avalie onde é possível reduzir custos. Energia, água, telefone... identifique onde é necessário reduzir a conta e conscientize os colegas de trabalho a usar o recurso de forma mais eficiente.


6) Una a equipe. A crise traz insegurança, por isso manter a equipe focada e unida vale muito para reduzir esse sentimento.


7) Conquiste o cliente, não apenas venda. Mais do que vender mais, é preciso vender melhor. Fidelizar o cliente é reduzir riscos.


8) Saiba onde gastar. Reavalie os custos e o orçamento. Sempre há riscos, mas em um momento de crise é preciso avaliar onde o gasto pode dar um retorno maior ou mais garantido.


9) Adapte metas. Com o mercado mais frio, veja quais objetivos devem ser modificados ou reestruturados para dar o resultado esperado.


10) Siga o exemplo em casa. Saber economizar deve ser um exercício diário e nada melhor do que as finanças caseiras para exercitar o que cortar em uma crise.