5 ações para evitar a procrastinação

5 ações para evitar a procrastinação

Sabe aquele momento em que você não consegue fazer nada e o trabalho não rende o que deveria? Pode ser procrastinação, um hábito muito nocivo para a produtividade no trabalho e em casa. Se você já sofreu isso em algum momento, fique atento às nossas dicas abaixo:


1) Saiba distinguir

Há uma distinção entre preguiça e procrastinação. Preguiça é a falta de vontade em executar uma tarefa específica. Procrastinar é adiar indefinidamente essa tarefa, muitas vezes sem uma explicação racional. Identificar entre um e outro sentimento é essencial para saber como remedia-lo.


2) Organize-se

Planejar as ações no dia anterior pode ajudar a se organizar. A lista de tarefas previamente organizada traça um roteiro para seu dia, mas não adianta encher de ações sem um real planejamento de tempo. Seja coerente para não se exigir demais e voltar a procrastinar.


3) Defina prazos

Uma ação importante precisa de prazos. Caso ela seja complexa demais, divida a tarefa em etapas para facilitar a conclusão desse trabalho. Coloque prioridades reais: o que é mais importante, responder e-mails comuns ou entregar o relatório diário. Priorizar ações e tempo é fundamental.


4) Veja o que funciona para você

As tarefas “chatas” deveriam ser feitas primeiro. Deixar essas ações para depois é adiar, e adiamento pode virar procrastinação. Mas cada pessoa tem uma maneira de agir, então analise se é melhor fazer as tarefas mais difíceis logo de primeira ou escalar essas ações durante o dia.


5) Alivie a pressão

Sem perder o foco no que precisa ser feito, separe um pequeno tempo para tomar um café, levantar da cadeira ou até ver um site ou rede social para desestressar. Mas controle o tempo, para não se perder e voltar a procrastinar.


E você, tem problemas com a procrastinação? Conte sua experiência nos comentários.