5 comportamentos para ser mais produtivo no dia a dia

5 comportamentos para ser mais produtivo no dia a dia

O mercado de trabalho exige produtividade, atenção e profissionalismo. Saber dosar esses atributos diariamente é um desafio constante e pode oferecer situações de stress, se não houver um gerenciamento pessoal. Abaixo, oferecemos cinco dicas para cuidar melhor da sua forma de trabalhar:



1) Adapte seu espaço de trabalho

Todo trabalho necessita de ferramentas e quanto mais otimizadas elas estejam, melhor a qualidade da produção. Isso vale para o conforto e organização do seu trabalho. Seja em oficina, em trânsito ou na mesa do escritório, avalie o que pode mudar para melhor.

Uma cadeira ergonômica, por exemplo, evita fadiga desnecessária (e futuras dores nas costas). Uma maleta com os equipamentos organizados economiza tempo e o stress de não encontrar algo rapidamente. Por isso, analise e adapte-se.



2) Gerencie sua agenda

Nossa energia é finita e necessita de ciclos para se renovar. Saber onde despender essa força é essencial para se manter produtivo. Por isso, a organização deve começar cedo (ou no fim do dia anterior). Ter uma agenda e escrever informações para não esquecer pode parecer simples, mas há uma diferença entre planejar e executar.

O que está sabotando essa dinâmica? Há muitos compromissos e pouco tempo? As tarefas mais difíceis sempre são empurradas para o fim do dia? Reveja o que é necessário e o que é realmente possível para ter sua agenda como uma aliada.



3) A rotina inicial vale muito

O que funciona melhor para você? Acordar cedo, tomar um café e ler e-mails? Ou você rende mais fazendo outras tarefas primeiro? Esses hábitos pessoais podem demonstrar o que dá certo e o que não dá.

Faça esse exercício: repare no dia que você teve uma grande produtividade. O que você fez igual e o que fez de diferente no começo do dia? Esse impulso inicial pode ser chave para entender a motivação certa para trabalhar de forma mais efetiva.



4) Não exagere no e-mail

Defina momentos durante o dia para checar e-mails. A não ser que trabalhe diretamente com isso, responder na hora vai apenas dispersar seu tempo. Notificações por celular podem ser uma distração desnecessária também, avalie se vale mantê-las ativadas.

E evite usar o e-mail como uma lista de tarefas. Há ferramentas específicas com esse fim, evitando assim uma bagunça entre conteúdo de conversas e atividades a fazer.



5) Controle sua atenção

Pular de uma atividade para outra, muitas vezes sem termina-las, é contraprodutivo. Ser multitarefa acaba não dando muito certo também. Foque-se na tarefa em questão até finalizar aquela etapa. Distrações e mudanças de focos repentinas roubam a energia necessária para fazer um trabalho de qualidade.