​Com adoção do Home Office, solução de monitoramento e produtividade – fSense – registra crescimento de 150%

​Com adoção do Home Office, solução de monitoramento e produtividade  – fSense – registra crescimento de 150%

Adotar o modo de trabalho home office pode parecer uma decisão simples para a maioria, no entanto para as empresas é algo que exige alguns cuidados relacionados à segurança, produtividade e preservação de processos e dados. A Callink implantou uma ferramenta de monitoramento remoto e gestão de pessoas que cabe perfeitamente a atuação home office. Esta solução também foi determinante para a agilidade na migração de aproximadamente 50% dos colaboradores da Callink para o home office, em pouco tempo.

O fSense é um sistema de monitoramento em nuvem que registra as ações executadas nas estações de trabalho em que é instalado, coletando informações que servem para otimizar e monitorar o desempenho da equipe de trabalho. Seu funcionamento é através da instalação de um agente desktop coletor. Esse agente coleta informações sobre quais sites, aplicativos e sistemas estão sendo utilizados pela sua equipe durante sua rotina de trabalho. As informações obtidas em cada estação de trabalho através do agente desktop vão para um dashboard central, controlado pelo gerente da conta. Assim, é possível conhecer o perfil do colaborador, sua rotina de trabalho e aferir se o tempo utilizado por ele para a realização de atividades está realmente sendo destinado a esse fim.

Confira quatro funcionalidades do fSense para tirar o melhor de sua equipe:


#1 Monitoramento real time

Assim que o fSense é instalado nas estações de trabalho de seus colaboradores, as informações acerca do que está sendo feito em cada máquina são instantaneamente enviadas para sua conta online.

#2 Categorização de websites e aplicações

Através do dashboard no fSense, é possível categorizar aplicações e websites em quatro categorias, que são: Uso de Trabalho; Uso de Trabalho Não Aprovado; Uso Pessoal e Uso Pessoal Não Aprovado. Com estes dados é realizado o acompanhamento em tempo real se seu colaborador está utilizando ferramentas que se relacionam ao seu trabalho ou se está se distraindo com conteúdos que não são pertinentes à realização de sua tarefa.

#3 Fornecimento de resumos gráficos

Os gráficos fornecidos pelo fSense podem representar informações de toda equipe ou um colaborador específico. É possível utilizar filtros por aplicações e websites e aferir o tempo de uso ou acesso de cada um deles. Além disso, tem as opções por periodicidade, obtendo os resultados diários, semanais, mensais ou qualquer outro período de tempo definido por você.

#4 Linha do tempo

A timeline, como é conceituada a linha do tempo no fSense, é uma funcionalidade que permite identificar qual website ou aplicação está sendo utilizado a cada minuto em uma evolução cronológica. Com as informações distribuídas no formato de linha do tempo, fica fácil perceber variações de comportamento que podem acontecer na equipe ou na rotina de um colaborador, bem como observar os picos de produtividade de cada membro da equipe.


Segundo o head de negócios da Callink, Hélio Sassioto, estas funcionalidades são importantes para um monitoramento adequado das atividades no modelo home office. “Esta solução fSense tem o objetivo de monitorar as atividades nas operações e neste momento de crescimento do home office, a ferramenta se tornou algo essencial e com diferenciais. O fSense age de forma online, e com toda segurança, possibilitando mensurar de maneira fidedigna as atividades do colaborador. É ideal para a gestão de equipes não apenas porque permite uma visão ampla de tudo o que se passa nas telas dos computadores de cada pessoa, mas também porque contribui no monitoramento de possíveis falhas de segurança de informações da empresa, já que garante o controle de tudo o que foi acessado e compartilhado”, explica. 

O executivo destaca, ainda, o uso da solução para tomada de decisões das organizações. “O fSense também contribui de maneira efetiva nas estratégias do negócio, pois os dados apontados pelo monitoramento são muitas vezes essenciais na avaliação das tomadas de decisões. São informações concretas sobre a atividade de cada colaborador, performance e estes feedbacks são utilizados nas avaliações de processos e modelos de trabalho”, concluiu Hélio Sassioto.