Como exercer a responsabilidade social de sua empresa?

Como exercer a responsabilidade social de sua empresa?

Possui uma empresa ou trabalhar em uma não é só trabalho. Independentemente do que você vende ou produz, fazer parte de uma instituição também significa fazer parte da sociedade. O comportamento e ações empresariais influenciam tanto quem trabalha lá dentro, quanto quem é influenciado do lado de fora.


Em 2011, no Fórum de Sustentabilidade da revista Exame, a então ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva classificou a sustentabilidade em várias categorias, ou pilares de atuação.


Sustentabilidade Econômica: é o ato de transformar as vantagens comparativas em vantagens competitivas. É transformar os recursos naturais e bens em melhoria de qualidade de vida para a sociedade.


Sustentabilidade Social: equilibrar a qualidade de vida para todas as pessoas, tornando a vida mais digna.


Sustentabilidade Cultural: ter um modelo de desenvolvimento que preserve a diversidade. “Não há inovação na mesmice, só há inovação na diversidade. Sem ela, entramos em erosão cultural.", afirmou Marina.


Sustentabilidade Ética: é o ato de se importar com as consequências de uma escolha e de construir um futuro para as futuras gerações. “Se eu não me importo com os que ainda vão nascer, eu vou destruir os recursos de milhares e milhares de anos pelo lucro de apenas algumas décadas. Isso é um fim da espécie humana.", ressaltou Marina. 


Sustentabilidade Política: assumir que um problema deve ser resolvido por todos, que todos devem fazer sua parte. Segundo Marina, enquanto terceirizarmos os problemas, nós estaremos apenas nos enganando que haverá uma solução.


Sustentabilidade Estética: ressaltar o valor simbólico, não apenas o econômico. “O Pão de Açúcar pode não ter nenhuma liquidez, mas nenhum de nós vai deixar destruir o Pão de Açúcar para virar brita. Isso é sustentabilidade estética.", explica.


Cada empresa e cada funcionário pode (e deve) analisar essas áreas e definir o papel do seu trabalho e do seu produto de forma sustentável. Como você pretende ou já faz isso?