Cultura corporativa: por que ela deve ser seu projeto mais relevante

Cultura corporativa: por que ela deve ser seu projeto mais relevante

Uma empresa, independente se é grande ou pequena, tem uma identidade própria. Culturas se relacionam com o “jeito” como as coisas são feitas nas organizações. Culturas têm a ver com valores. Ela é definida pela missão a cumprir no mercado e pelos valores que a norteiam para alcançar seus objetivos.

 Isso, normalmente, é feito na criação da empresa. Mas, manter esses valores no cotidiano dos funcionários é outra história. Para isso, ações contínuas de multiplicação de valores  são necessárias. Foi o que aconteceu na Callink, por exemplo.

 O Projeto Elo foi criado com o objetivo de cuidar das pessoas e da empresa, promovendo assim o desenvolvimento e alavancando resultados. “O projeto terminou, mas percebemos que essa era uma necessidade constante. Então, o Elo evoluiu para se tornar parte da cultura da empresa”, explica Marcela Pimenta, gerente de RH da Callink.

 O objetivo de reter talentos, garantir a assiduidade e melhorar o desempenho passou a ficar diretamente ligado aos valores buscados pela empresa. E isso só foi possível com a adaptação dos processos de seleção, integração, treinamentos e também os programas de reconhecimento promovidos pela Callink.

 O combinado

“O que combinamos, entregamos, o que fazemos, medimos; e o que conquistamos, celebramos” é o mote da cultura corporativa da empresa. E esse mote é sustentado por premissas que evidenciam e sustentam esses valores  

O PHD por exemplo é uma premissa na cultura da organização “Não é ser PhD de formação acadêmica, são comportamentos que norteiam cada decisão do dia a dia: P de paciência, H de Humildade e D de Disciplina.”, revela Marcela.

Paciência está ligada à empatia com as pessoas, saber, escutar, entender e compreender. Humildade que eleva uma equipe a grandes resultados e Disciplina que exige foco e organização, para garantir a melhor qualidade na prestação de serviços.

 Os resultados dessa cultura trouxeram melhor performance, um clima bom de trabalho e uma maior retenção de pessoas. Caro leitor, entende agora porque a cultura corporativa deve ter destaque dentro da sua empresa?